Museu Judeu de Berlim

Museu Judeu de Berlim

Inaugurado em 2001 com uma arquitetura surpreendente, o Museu Judeu de Berlim busca difundir a história e a cultura judia-alemã. Não é o típico museu sobre o holocausto. 

O edifício

O edifício do Museu Judeu de Berlim foi desenhado por Daniel Libeskind e se tornou um dos monumentos mais emblemáticos de Berlim.

Com um exterior revestido de zinco, o edifício foi criado para descrever as tensões da história judia-alemã a partir de dois eixos. Nos cruzamentos entre ambos estão os vazios (ou voids), espaços vazios dotados de um grande significado emocional, que atravessam todo o museu.

Entre os espaços significativos do museu se destacam especialmente a “Torre do Holocausto”, uma pequena construção praticamente submersa no escuro; o “Jardim do Exílio”, uma zona composta por 49 blocos de concreto com um estilo parecido ao do Monumento do Holocausto; e o “Void Void”, uma espécie de corredor onde estão espalhados milhares de chapas de aço com forma de rosto que produzem um estremecedor lamento ao passear sobre elas.

Exposições

A exposição histórica permanente do Museu Judeu de Berlim tem uma extensão de 3.000 metros quadrados, através dos quais se faz uma viagem de descobrimento por mais de 2.000 anos de história judia-alemã.

A exposição permanente começa no térreo do edifício novo, com a chegada dos judeus à Alemanha Medieval. As mostras estão compostas por fotos, cartas e uma diversidade de objetos cotidianos que mostram como a vida judia se mistura à história alemã com o passar dos anos.

Os judeus, à frente da ilustração alemã e da literatura do século XIX, foram tratados com desprezo, como cidadãos de outra categoria social.

Através da seguinte exposição entramos nos lares judeus-alemães do início do século XX, antes de chegar às salas que falam sobre a emigração, as deportações e o massacre judeu.

Não é imprescindível

Apesar de a história judia ter uma grande relevância na cidade de Berlim, acreditamos que haja outros museus na cidade que possam ser mais interessantes, já que o Museu Judeu é bastante extenso e é necessário ler os cartazes informativos em inglês para poder seguir o fio das exposições

Horário

Todos os dias: das 10:00 às 19:00 horas.

Preço

Exposição permanente: entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Hallesches Tor, linhas U1 e U6.
Ônibus: M29 e M41.