Monumento do Holocausto

Formado por 2.711 blocos de concreto de diferentes alturas, o Monumento do Holocausto de Berlim é uma joia arquitetônica construída em homenagem aos judeus assassinados na Europa e nos lembra um dos episódios mais sombrios da humanidade. 

Construído nos arredores do Portão de Brandemburgo entre 2003 e 2005, o monumento em homenagem aos judeus assassinados na Europa busca refletir sobre a noção de monumento em si mesma. A tradução literal do nome alemão é “Monumento memorial aos judeus assassinados na Europa”.

Trata-se de um espaço formado por 2.711 blocos de concreto de diferentes alturas que permite aos visitantes escolher seu caminho de entrada e saída, como se fosse um labirinto.

Do sudeste do monumento você pode ter acesso ao espaço subterrâneo onde funciona o centro de informação.

Centro de informação

A visita ao centro de informação começa com um resumo da política nacional-socialista de extermínio adotada entre 1933 e 1945.

Na seguinte parte da exposição, você pode ler os depoimentos de algumas pessoas, além da história de diferentes famílias antes, durante e depois da perseguição.

Uma das salas mais impactantes é a que mostra suas paredes cobertas com os nomes e os anos de nascimento e morte das vítimas do holocausto.

A leitura dos nomes e biografias da forma em que se apresentam poderia durar mais de 6 anos.

Diferente para cada pessoa

O Monumento ao Holocausto provoca uma grande diversidade de opiniões entre seus visitantes. Para alguns, é uma experiência impressionante caminhar por seus corredores, enquanto para outros é um lugar bastante feio de se ver.

Seja qual for o resultado da visita, o que está claro é que o monumento é uma parada obrigatória para todos os turistas que, sem se importar com o que os outros contem, devem formar sua própria opinião.

Horário

Monumento: todos os dias, 24 horas.
Centro de informação: de terça a domingo das 10:00 às 18:00 horas.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Potsdamer Platz e Mohrenstrasse, linha U2.
Trem: Unter den linden e Potsdamer Platz, linhas S1, S2 e S26.
Ônibus: linhas 100, 123, 148, 200, M41 e TXL.